Jogos da próxima geração devem lotar o HD dos consoles rapidamente


Considerando que o disco rígido interno do PlayStation 4 terá 500 GB de armazenamento, bastaria começar a jogar dois de seus FPSs disponíveis no dia de lançamento para ocupar quase 20% do espaço do console. Acima você pode ver a parte traseira da caixa de Call of Duty: Ghosts, na qual está listado o requisito de 49 GB. Killzone: Shadow Fall ocupa 45 GB. Entramos em um período realmente incomum para os usuários de consoles.
O PS4 vai necessitar que os usuários cedam espaço no disco rígido para todos os games que jogarem. De acordo com o FAQ oficial do console, isso é necessário para garantir uma experiência de jogo mais suave. “No entanto, certos títulos podem não requisitar que você espere a instalação completa antes de começar a usá-los”, acrescenta o texto.
Curiosamente, a Sony alterna as formas de chamar esse recurso entre “instalação obrigatória” e “usar cache” (“caching”, em inglês), diferença que, no caso da segunda opção, pode significar que você não será obrigado a manter os dados no seu disco rígido posteriormente. Ou seja, pode ser que os jogos não tomem muito espaço para si, deletando os próprios arquivos quando o sistema limpar seu cache.
Conplicações equivalentes

Isso, é claro, não é uma exclusividade do PlayStation 4. Segundo informações divulgadas antes mesmo de o console ser anunciado oficialmente, o Xbox One também requer que todos os jogos sejam guardados em seu disco rígido e rodem de lá. Da mesma forma que o concorrente, o console da Microsoft terá um HD de 500 GB e permitirá que alguns jogos funcionem já durante a instalação.
Acredita-se que o requerimento de instalação ou “caching” nesses novos aparelhos tenha sido uma escolha em prol de uma melhor performance. Ambos os consoles são capazes de buscar dados de um disco rígido de forma mais rápida do que a de um Blu-Ray. Rodar os jogos a partir do HD também vai eliminar a necessidade de manter o drive da mídia física girando constantemente – acabando também com o barulho que ocorreria por isso.
A necessidade de armazenar os jogos nos sistemas vai forçar os gamers do PS4 e do Xbox One a adotarem a noção que os usuários de PCs já têm sobre o balanço entre o que está instalado e o que não está – e portanto o que está ou não imediatamente disponível para uso. Se um console só for capaz de manter cerca de 10 grandes lançamentos, você terá que escolher quais vai deixar lá – especialmente se a instalação for um processo demorado.
Planos que se foram

Embora tenham o mesmo espaço de armazenamento, os dois consoles terão relações distintas com seus discos rígidos. Enquanto o PS4 terá um HD trocável, mas não aceitará unidades externas, o mesmo dispositivo do Xbox One não poderá ser alterado, mas o console permitirá drives exteriores — o que só não estará disponível imediatamente após o lançamento.
Mas, mesmo após instalar um jogo em seu video game, você ainda vai ter que inserir seu disco no console para poder jogar. A Microsoft tinha um famoso (ou infame) plano para mudar isso, segundo o qual os discos já instalados seriam verificados diariamente via internet para garantir que o usuário tinha o direito de usar o game, o que eliminaria a necessidade de colocar o Blu-ray no aparelho para jogar.
Cabe ainda ressaltar que os jogadores não terão o total de 500 GB à sua disposição em nenhum dos consoles, já que ambos utilizarão parte desse armazenamento para software de sistema. Embora não se saiba exatamente de quanto espaço os dispositivos precisarão, a Microsoft já avisou que os programas do Xbox One vão ocupar “uma quantidade significativa de armazenamento”.
Sempre há outra saída

Enquanto isso, o Wii U não requer a instalação de jogos. O aparelho vem com singelos 32 GB de espaço em HD, dos quais 25 GB estão disponíveis para uso nos games, e há suporte para discos externos. E, se você acha toda essa história de discos trabalhosa demais, saiba que os três consoles de próxima geração vão oferecer todos seus jogos principais por meio de download.
Mas, é claro, se você baixar os seus jogos e acabar sem espaço, terá que enfrentar seus próprios problemas de armazenamento. Nada que seja novidade para os PC gamers, que vêm enfrentando essas questões há anos e mesmo assim parecem bastante satisfeitos, então os jogadores de consoles vão conseguir sobreviver.
Até o fim do mês, teremos mais experiência para falar sobre como é usar um PlayStation 4 e um Xbox One. O novo console da Sony deve ser lançado em menos de duas semanas (no próximo dia 15), com o aparelho da Microsoft seguindo apenas uma semana depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário